quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O azar do Sporting com as arbitragens

A última coisa que eu quero parecer, ainda por cima no meu primeiro post, é um Pôncio Monteiro, um Rui Gomes da Silva, ou um Pedro Guerra (tentei lembrar-me de um comentador sportinguista que achasse que todos os lances que alguma vez existiram prejudicaram o Sporting e beneficiaram o Porto e o Benfica, mas não me lembrei; se alguém se lembrar de um, que avise).

E não sei se o benefício líquido que o Benfica teve nos últimos dois campeonatos aconteceu porque o Benfica decidiu fazer o mesmo que o Porto tinha feito nos anos 80, 90 e 2000, mas espero que não, porque era sinal que hoje ainda se consegue que uma competição desportiva tenha regras diferentes para diferentes participantes, o que vai completamente contra a lógica de qualquer desporto (não consigo perceber como é que alguém consegue saborear uma vitória que não mostre qualidade ou superioridade sobre os outros, mas capacidade de subversão de regras).

Agora, o que eu sei é que o Jorge Jesus tem tido um azar a que não se habituou nos últimos 6 anos. Por acaso, ou não, parece-me que o Sporting foi prejudicado nos 5 jogos oficiais que já jogou este ano. Tentei fazer uma lista dos lances que me pareceram indiscutivelmente mal ajuizados pelos árbitros nestes jogos, deixando de fora os que são mais discutíveis, como o penalty marcado contra o Sporting no jogo com o Paços de Ferreira. Cheguei a esta lista:

1 - Final Supertaça, Benfica:

. Contra:
- Golo mal invalidado a Gutierrez
- Expulsão perdoada a Sílvio

. A favor:
Penalty por assinalar sobre Gaitan

2 - 1ª Jornada Campeonato, Tondela:

. Contra:
Golo do Tondela em fora-de-jogo e com a mão

. A favor:
Lançamento que dá origem ao penalty a favor do Sporting mal executado

3 - 1ª Mão Playoff Liga dos Campeões, CSKA:

. Contra:
- Penalty por assinalar sobre Bryan Ruiz
- Penalty por assinalar por mão na bola

. A favor:
Nada

4 - 2ª Jornada Campeonato, Paços de Ferreira

. Contra:
- Penalty por assinalar sobre Slimani (que estava em fora-de-jogo)
- Expulsão de João Pereira

. A favor:
Não marcação de fora-de-jogo a Slimani no lance em que sofreu um penalty não assinalado

5 - 2ª Mão Playoff Liga dos Campeões, CSKA:

. Contra:
- Golo com a mão mal validado
- Golo mal anulado a Slimani

. A favor:
Nada

Posso estar a ver tudo de forma parcial, e digam-me se estiver. E, caso contrário, o Sporting ainda pode vir a ser beneficiado durante a época de forma a mais do que compensar estes prejuízos. Mas que, para já, estamos com um grande azar nas arbitragens, isso parece-me evidente.

5 comentários:

  1. Cada vez sou mais Sporting!
    Este ano já promete ser das coisas mais repugnantes que já vi em termos de arbitragem contra este clube.
    E o pior, é que não serão só arbitragens.
    Vamos ser atacados de todos os lados.
    Já previa isto desde junho e confirma-se.
    Temos de ser cada vez mais Sporting.
    É nestes momentos que temos de seguir unidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, achei que, depois do Apito Dourado, não íamos voltar a ter uma época em que um clube fosse propositadamente beneficiado ou prejudicado, porque seria impossível continuar a fazer o que se fazia até aí. Mas o que se passou nos últimas 2 épocas e no princípio desta está a assustar-me. Se calhar, subestimei a capacidade deste país de ser medieval.

      Eliminar
  2. Eu de há uns jogos para cá, que quando o nosso clube marca um golo, instintivamente não me manifesto. Não sai aquele "berro" de golo, porque estou sempre à espera de ver a reação dos ladrões do costume! Ontem aconteceu-me isso. Duas vezes, a segunda vez, depois de ver o Octávio a festejar e tão depressa a reclamar com a anulação do golo do Sli, foi a confirmação de que o meu instinto me diz para desconfiar sempre dos ordinários do apito. São eles o maior e mais cobarde adversário do SPORTING. O resto não nos mete medo!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo essa desconfiança e, em jogos do campeonato, também estou sempre com medo de ver golos nossos a ser invalidados. Na Europa, não tinha, porque não via razões para sermos prejudicados, mas vou começar a ter. Já são muitos jogos com prejuízos escandalosos: Schalke, Wolfsburgo e os dois com o CSKA, só no último ano. E, por mais que eu tente, não me consigo lembrar de um jogo europeu em que o Sporting tenha sido claramente beneficiado. É capaz de haver um padrão aqui.

      Eliminar
    2. Somos dois, já é hábito anularem-nos golos, também já fico de pé atrás à espera de ver os jogadores a irem para o círculo central...

      Eliminar